23/09/2009

O melhor amigo

Mas em António e Cleópatra, Marco António tem ainda outro amigo, Enobarbus, que se distingue de todos os outros. Enobarbus é o único amigo de Marco António que lhe pode falar em privado, usando de alguma intimidade e liberdade. Depois, enquanto os outros reprovam a "asfixia amorosa" que Cleópatra representa, Enobarbus aparece sobretudo como o primeiro defensor da paixão suicida. 

Enobarbus só tem, de facto, elogios para Cleópatra.

...her passions are made of nothing
but the finest part of pure love.

E só tem elogios para a relação entre os dois, que o resto do mundo maldiz.

When she first met Marc Anthony, she 
pursed up his heart, upon the ryver of Cydnus.

Os críticos de Shakespeare, segundo sei, interpretam que talvez o próprio Enobarbus estivesse apaixonado por Cleópatra. Não entro na polémica, embora me pareça plausível. Os melhores amigos disputam às vezes, com consequências trágicas, as mesmas mulheres. Todos os dias nos jornais saem casos desses.

Mas aqui, mais do que isso, interessa-me o papel de Enobarbus como o melhor amigo de Marco António. O único com permissão para dizer a Marco António, com tacto e liberdade, tudo o que os outros não dizem. O único que acredita na felicidade lúdica que Marco António está a viver com Cleópatra, como se fosse a sua. Reconhecem os vossos melhores amigos?



Sem comentários:

Enviar um comentário